Segundo o levantamento feito em 2022 pela Ação Integrada em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, 88% dos CEOs de empresas valorizam a comunicação interna. Isso se dá pelo fato da comunicação interna envolver os colaboradores e deixá-los a par de tudo que acontece e precisa ser comunicado dentro da empresa. Usando as ferramentas certas, esse tipo de comunicação pode ser feita de forma rápida e universal com um conjunto de ações e divulgação de conteúdos para os funcionários.
Uma dessas ferramentas de comunicação é o vídeo animado. Segundo um estudo da Diode Digital, vídeos são 600% mais eficazes na absorção da mensagem pelo público e a animação é perfeita para ilustrar e dar vida a diversos temas diferentes. Porém, muito além de passar a mensagem de forma eficiente, a comunicação interna pode ajudar ainda mais a sua empresa a alcançar a produtividade e o sucesso que almeja.
Tanto em grandes quanto pequenas empresas a segurança é uma parte importante para que o trabalho ocorra de forma tranquila, sem conflitos e sem acidentes. Por isso, vídeos que falam sobre cuidados e normas que devem ser seguidas são fundamentais para guiar os colaboradores. Um exemplo desse tipo de conteúdo são esses vídeos realizados pela Estação Lunar para as empresas VL e Nexa.
Fortalecer a cultura da empresa é muito importante, principalmente de forma interna entre os funcionários. Além de vídeos de treinamentos, entender a missão e os valores da sua marca ajuda o colaborador a entender o produto, ter atitudes que colaboram com a cultura e a solucionar problemas externos de forma mais eficaz. Um exemplo desse tipo de conteúdo é esse vídeo realizado pela Estação Lunar para a empresa Smart NX.
Manter um bom relacionamento com a equipe deve ser prioridade para todas as empresas. Com uma comunicação interna voltada para isso, sua equipe pode desenvolver um clima positivo e entender que a comunicação funciona como via de mão dupla, podendo sempre conversar e alertar sobre problemas internos. Em um ambiente com entrosamento de equipe as pessoas têm um sentimento maior de pertencimento. Um exemplo desse tipo de conteúdo são esses vídeos realizados pela Estação Lunar para as empresas Ultrimagem e Granfino.
Programas voltados para motivar os colaboradores com recompensas e pontos aumentam a eficiência e a agilidade dos processos. Para isso, é preciso explicar e mostrar de forma eficiente como o sistema funciona. Vídeos animados são perfeitos para ilustrar interfaces e mostrar o passo a passo de como cada processo funciona. Um exemplo desse tipo de conteúdo é esse vídeo realizado pela Estação Lunar para a empresa Easypoints.
Incentivos para melhorar a organização da empresa e apontar melhorias que podem ser feitas também são muito importantes para a equipe. Para ilustrar como o colaborador pode cooperar para ter um ambiente de trabalho melhor, o vídeo animado pode ser uma ótima solução. Um exemplo desse tipo de conteúdo é esse vídeo realizado pela Estação Lunar para a empresa Tirolez.