Confira 05 tendências para estratégias criativas analisadas pela Kantar
O Kantar Creative Effectiveness Awards é um prêmio que celebra os anúncios digitais, sociais, de TV, impressos e externos mais criativos de 2022. Foram mais de 13 mil anúncios testados e o mais interessante é que os próprios consumidores são o júri.
A partir das campanhas vencedoras foi possível analisar grandes tendências que tornam uma estratégia realmente criativa e consequentemente, eficaz.
Ficar de olho nas tendências de marketing é essencial para qualquer empresa ou profissional que queira se manter relevante, já que o Brasil tem o quarto mercado mais criativo do mundo.
As 05 tendências identificadas foram:
Quanto mais emocionante, mais provável das pessoas se lembrarem. O mesmo vale para a publicidade. A Análise da Kantar mostrou que os anúncios digitais que despertam fortes emoções são, em média, 04 vezes mais impactantes.
Técnicas citadas foram o poder de um bom storytelling que emociona e a música. A música é um elemento poderoso que aumenta a conexão das pessoas.
Veja exemplos:
Conteúdos que são capazes de fornecer às pessoas uma fuga da vida real. Nos últimos anos isso tem ganhado mais apelo diante da rotina turbulenta das pessoas.
Uma técnica eficiente é a nostalgia. Assim como a emoção torna as coisas memoráveis, a nostalgia torna as emoções mais fortes e fornecem esse escape da vida real.
Veja exemplos:
Hoje em dia quando todos estamos com sobrecarga de informação e acontecimentos, manter a mensagem simples e direta é um excelente atalho na comunicação com seu público.
Propagandas com mensagens simples minimizam o esforço consciente do espectador.
Veja exemplos:
Todos querem viver em um mundo melhor e a propaganda também mostra evidências disso, segundo a análise da Kantar. Porém, vale ressaltar que não adianta apenas citar problemas sociais ou ambientais só pelo conteúdo; isso precisa estar realmente alinhado à cultura e valores da empresa para fazer sentido.
O prêmio deste ano identificou a mensagem “Seja a diferença que você quer ver no mundo” em muitos dos anúncios vencedores.
Veja exemplos:
A pesquisa mostrou que as pessoas ainda querem ver humor nas propagandas para manter um senso de normalidade após tempos difíceis; necessidade vinda de um cenário pós pandemia, principalmente.
O humor deixa tudo leve. A Kantar apontou “Quando você entretém sua audiência, eles ficam com você. Faça isso bem e eles vão ouvir o que você tem a dizer e lembrar de você.”
Veja exemplos:
A criatividade e a eficiência devem andar juntas nas estratégias de marketing. A criatividade sem a eficiência não é suficiente, enquanto a eficiência sem a criatividade não é duradoura.
Concorda? 🙂
Fontes: