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Como ser criativo e eficaz nas estratégias de marketing

Confira 05 tendências para estratégias criativas analisadas pela Kantar

Imagem Prêmio Kantar
Ilustração: Débora Fioravante

O Kantar Creative Effectiveness Awards é um prêmio que celebra os anúncios digitais, sociais, de TV, impressos e externos mais criativos de 2022. Foram mais de 13 mil anúncios testados e o mais interessante é que os próprios consumidores são o júri. 

A partir das campanhas vencedoras foi possível analisar grandes tendências que tornam uma estratégia realmente criativa e consequentemente, eficaz.

Ficar de olho nas tendências de marketing é essencial para qualquer empresa ou profissional que queira se manter relevante, já que o Brasil tem o quarto mercado mais criativo do mundo.

As 05 tendências identificadas foram:

TOUCH MY SOUL | Como emoções criam memórias

Quanto mais emocionante, mais provável das pessoas se lembrarem. O mesmo vale para a publicidade. A Análise da Kantar mostrou que os anúncios digitais que despertam fortes emoções são, em média, 04 vezes mais impactantes

Técnicas citadas foram o poder de um bom storytelling que emociona e a música. A música é um elemento poderoso que aumenta a conexão das pessoas.

Veja exemplos:

40 anos do Grupo Bahamas
T-Mobile
Austa Hospital - Um dia Importante

ESCAPE ROOMS | Criando outros mundos

Conteúdos que são capazes de fornecer às pessoas uma fuga da vida real. Nos últimos anos isso tem ganhado mais apelo diante da rotina turbulenta das pessoas. 

Uma técnica eficiente é a nostalgia. Assim como a emoção torna as coisas memoráveis, a nostalgia torna as emoções mais fortes e fornecem esse escape da vida real.

Veja exemplos:

Samsung
Lolja
Jeep

MAKE LIFE EASY | Simplicidade em tempos complexos

Hoje em dia quando todos estamos com sobrecarga de informação e acontecimentos, manter a mensagem simples e direta é um excelente atalho na comunicação com seu público. 

Propagandas com mensagens simples minimizam o esforço consciente do espectador.

Veja exemplos:

Sensio
Poste Fácil

A BETTER WORLD | Como a publicidade assume responsabilidade

Todos querem viver em um mundo melhor e a propaganda também mostra evidências disso, segundo a análise da Kantar. Porém, vale ressaltar que não adianta apenas citar problemas sociais ou ambientais só pelo conteúdo; isso precisa estar realmente alinhado à cultura e valores da empresa para fazer sentido. 

O prêmio deste ano identificou a mensagem “Seja a diferença que você quer ver no mundo” em muitos dos anúncios vencedores.

Veja exemplos:

Eletromidia
Greenpeace
Nexa Planta Recicladora

YOU MADE THEM SMILE! | Trazendo o humor de volta para a publicidade

A pesquisa mostrou que as pessoas ainda querem ver humor nas propagandas para manter um senso de normalidade após tempos difíceis; necessidade vinda de um cenário pós pandemia, principalmente. 

O humor deixa tudo leve. A Kantar apontou “Quando você entretém sua audiência, eles ficam com você. Faça isso bem e eles vão ouvir o que você tem a dizer e lembrar de você.”

Veja exemplos:

Boomerang
Panda
Spoleto

A criatividade e a eficiência devem andar juntas nas estratégias de marketing. A criatividade sem a eficiência não é suficiente, enquanto a eficiência sem a criatividade não é duradoura.

Concorda? 🙂

 

Fontes:

Meio e Mensagem 

Kantar

Paula Itaborahy
Estação Lunar Studio