No roteiro, a ideia do vídeo foi trazer um storytelling explorando a ceia de Natal, momento que é comum a diversas famílias brasileiras. Através das cenas, o objetivo foi ressaltar o clima emotivo e nostálgico ao se reunir para essa festividade.
No storyboard, o planejamento consistiu em capturar o momento de celebração em família, transmitindo sentimentos que são comuns nessa época do ano. De forma técnica, foi utilizado o recurso de plano detalhe, a fim de focar na ceia de Natal, já que essa é uma parte essencial.
Optamos por focar nos elementos da ceia separadamente em movimentos suaves gerando um engajamento e curiosidade crescentes no espectador, para que no final houvesse a junção da família e o ápice da comemoração.
Na etapa de ilustração, a ideia era transmitir aconchego através das imagens, portanto a escolha das cores seguiu essa premissa. Em vez de utilizar as cores presentes na identidade visual do supermercado, abriu-se uma exceção e, neste vídeo, foram priorizadas as cores natalinas (vermelho, verde e dourado).
A identidade visual do supermercado foi colocada em cena através do recurso de easter eggs, que são detalhes visíveis aos olhos mais atentos. Como, por exemplo, o símbolo do supermercado na coleira do gato, no vinho e nos enfeites da árvore.
Outro ponto explorado nas ilustrações foi a comida. Utilizando texturas e brilho, o objetivo foi ilustrar comidas apetitosas e comuns na ceia de Natal brasileira, despertando a memória afetiva.
Na etapa de animação, utilizou-se o rastro de luz para acompanhar todas as cenas do vídeo, trazendo mais luz e cor à atmosfera, servindo como um panorama para a magia do Natal.
O mistério da árvore de Natal, que se revela ser o gato brincando com os enfeites, se propôs ser um elemento para gerar curiosidade no espectador e mantê-lo atento ao vídeo.
Os recursos de animação, assim como na etapa de ilustração, tiveram o objetivo de focar nos detalhes, que puderam ser ouvidos e vistos por meio dos efeitos sonoros do tilintar das taças, do movimento da árvore de Natal e pelo piscar das luzes. Até mesmo elementos em desfoque ou segundo plano, ganharam animação, trazendo vivacidade ao vídeo.
Por fim, para continuar a despertar a memória afetiva, a animação manteve seus focos nos detalhes em vez dos personagens, para que o vídeo gerasse identificação com diferentes famílias.
Diretora de Animação
Julia Itaborahy
Animação
Julia Itaborahy