Para o roteiro foi estudada toda história do Bahamas, que começa em 1983. Foram analisadas fotos e relatos de pessoas que presenciaram tudo acontecer. Essas informações foram organizadas de forma estratégica para um vídeo de 5 minutos, utilizando tanto as imagens quanto a locução para passar todas as informações.
Por ter um tom mais emotivo, a história é contada na forma de um filme com elementos que ajudam a fixar e memorizar momentos chaves da história, como a chuva representando os momentos em que entraram em crise que precede uma grande decisão.
O storyboard é a ponte direta que busca traduzir, agora em imagens sequenciais, o que o roteiro planeja. Contar essa história se fazendo uso de um tom cinematográfico foi a principal ideia para transmitir e traduzir os sentimentos dos personagens. E assim como a trajetória dos personagens perpassa por momentos difíceis e desafiadores, para cada época foi pensado em como transmitir esses sentimentos por meio de cores, movimentos de câmeras, transições de tempo e locais.
Nas ilustrações foram usadas as cores do Bahamas em todo o vídeo, enfatizando a marca e destacando os dois personagens principais representando as duas cores principais da empresa.
Foi utilizada uma borda leve em volta do vídeo indicando flashback, para dar a ideia de que as cenas aconteceram no passado.
Para representar a história o mais fielmente possível as ilustrações foram baseadas em fotos que mostram os sócios, o supermercado e o bar onde tudo começou.
Na animação as transições foram pensadas para ajudar a contar a história, como os quadros se juntando para representar o momento da união entre Paulo e Jovino e diversos quadros ao longo do vídeo mostrando com imagens de cada passo tomado nessa trajetória.
Na cena em que mostra os sócios dividindo os horários entre dia e noite, a transição é feita girando o cenário inteiro de cabeça para baixo, representando os dois extremos do dia.
Para representar a construção rápida de cada estabelecimento, os objetos dos cenários caem e se transformam no cenário.
Nesse vídeo foi necessário muita dedicação a atenção da equipe para conseguir resumir 40 anos de jornada em 5 minutos mostrando todas as conquistas do grupo.
Equipe Estação Lunar analisando a animação final
Diretora de Animação
Julia Itaborahy
Animação
Julia Itaborahy