Para esse projeto, apostamos em uma linguagem mais jovial e acessível, com o intuito de atingir com mais facilidade o público alvo da instituição. O roteiro foi pensado para criar a sensação de repetição inicial e logo em seguida o alívio de estar fazendo algo novo, explorando os pontos altos da faculdade.
Assim como no roteiro, no storyboard nos preocupamos em passar a ideia de repetição (dos estudos, provas, mais estudos) por meio de match cuts e vários quadros ocupando a tela ao mesmo tempo, que se sincronizavam com a locução (batendo na tecla de repetição). Depois, uma transição fluída, seguida de cenas abertas e minimalistas, dando a ideia de como seria uma vida acadêmica na Soberana. Com isso, a personagem principal muda para uma mais despojada, com uma pose mais descansada e disposta.
Usamos tons mais quentes nos personagens para contrastar com as cores frias que fazem parte da paleta da instituição.
Nas primeiras cenas, deixamos as cores menos saturadas para dar a sensação de desânimo, já que a personagem principal não estava contente com o modo repetitivo que a sua vida estava seguindo. Ao longo do vídeo, as cores foram tomando tons mais fortes, sugerindo que ao entrar na Soberana, as coisas mudam pra melhor, deixando a vida mais vibrante.
As ilustrações misturam formas vazadas apenas com linhas, com formas preenchidas, criando a sensação de leveza para as imagens. Assim como evitamos usar linhas nos personagens e nos elementos principais, apenas os preenchendo internamente para que chamassem mais atenção.
Para construir uma narrativa diferenciada, fizemos a personagem central em 12fps nos primeiros segundos de vídeo, para criar a sensação de lentidão. Quando ela tem contato com a Faculdade Soberana, a personagem entra no ritmo de 30fps, ajudando a reforçar a ideia de que a Faculdade Soberana é uma solução para deixar a vida mais fluída. Também foi usado o recurso de granulação, para criar um tom de passado.
Esses pequenos detalhes quase imperceptíveis ajudam a passar a mensagem de forma mais clara.
Diretora de Animação
Julia Itaborahy
Animação
Julia Itaborahy