Para a reestruturação do personagem foi feito um estudo sobre como grandes marcas fazem e utilizam seus mascotes. O objetivo dessa nova fase do Jurandir é ele estar ainda mais presente e próximo dos clientes, e para isso, além da animação, foram desenvolvidas posições estáticas para serem exploradas em longo prazo e nas datas comemorativas.
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Com a personalidade do Jurandir já definida, o roteiro explorou um pouco de como funcionam os bastidores da Lolja. No vídeo, onde a primeira parte é feita por captação dos funcionários da Lolja, a narrativa é montada a partir da curiosidade para saber quem é o Jurandir por trás da máscara. No momento que o personagem deseja fazer parte da Lolja pra sempre ele cai no mundo animado, que é o local físico Lolja de forma lúdica e desenhada.
Durante o vídeo Jurandir fala um pouco sobre a história da Lolja, sobre como a comunicação vai funcionar com ele animado e deixa uma curiosidade sobre o que vem no futuro. Ao andar pela Lolja, ele anda por cenários reais que foram reformulados dentro da animação.
Como a comunicação é feita pela internet, referências a memes e cultura pop também não faltaram nos cenários. É o caso do celular na bota, que aparece na personagem Mia Colucci de Rebelde, grande referência dos anos 2000.
Já o cenário que mostra a linha do tempo da Lolja é uma referência ao filme Show de Truman, muito aclamado dentro da cultura pop.
Para os cenários, era preciso criar um espaço descontraído, lúdico e bem divertido. Com isso, o uso das cores vibrantes e contrastantes veio para dar um ar alegre e vivo, afinal, Jurandir estava animado com a nova notícia e o ambiente precisava estar harmonioso com a mensagem do personagem.
A grande variedade de cores na paleta permitiu explorar diferentes composições com contrastes bem marcantes, sejam elas nas áreas internas ou externas.
Além disso, não podíamos deixar de fora os bichinhos que moram na Lolja, que estão presentes em alguns dos cenários, acompanhando a trajetória do Jurandir.
Na animação, o personagem exigiu um desafio maior na hora de fazer o rigging. Por se tratar de uma cabeça de cavalo, ele funciona diferente dos personagens tradicionais humanos e exigiu mais tempo de pesquisa.
Para qualquer personagem é preciso criar um banco de bocas que normalmente variam entre 18 expressões. Para o Jurandir, foi necessário fazer um banco para o personagem em 3/4 e outro para ele de frente, totalizando 36 expressões com desenhos de boca.
Outro aspecto importante na animação foi retratar bem a personalidade forte do Jurandir através de suas expressões, trazendo muito sarcasmo e exagero para cada movimento. No vídeo abaixo você pode conferir um pouco de como foi o rigging do personagem.
Pensando em como o personagem pode estar sempre presente na comunicação da marca de forma independente, foram desenvolvidos gifs que podem ser utilizados nas redes sociais. Dessa forma, Jurandir está sempre presente e próximo dos clientes da Lolja.
Diretora de Animação
Júlia Itaborahy
Animação
Júlia Itaborahy