O Bionísio é um micróbio entusiasmado pelo planeta e por comer. Ele une suas duas paixões e ajuda o nosso planeta comendo plásticos e acelerando o processo de biodegradação. Sua personalidade é alegre, divertida, empolgada e muito carismática. Ele é apaixonado pelo seu trabalho e ama comer. Os pontos principais para a construção do seu corpo foram:
- Proporção baixa para dar ênfase na boca;
- Bem expressivo, ele é bem sorridente e tem olhos grandes;
- Os membros do corpo não são tão importante, então eles são menores
- Topetinho que remete a um cabelo para se assemelhar a uma pessoa ao mesmo tempo que dá um diferencial no personagem
Inspirações:
Esboços do personagem:
Definido o estilo e a coloração, finalmente demos vida ao Bionísio:
O vídeo foi pensado em construir um mundo onde os micróbios que atuam na bio degradabilidade dos plásticos pudessem existir como “pessoas”.
Criamos um universo lúdico e divertido, onde cada um tem a sua função, tendo o Bionísio como apresentador desse espaço quase mágico.
O roteiro e o storyboard foram construídos pra transformar um aterro sanitário em um mundo fantástico onde esses micróbios podem se desenvolver e assim, melhorar a qualidade de vida do planeta ao consumirem plásticos.
Com um briefing já bem estruturado, a etapa do storyboard começou a dar forma e visual à proposta de apresentar a TIV de forma criativa e empática.
Para dar suporte visual aos conceitos ecológicos, as principais referências foram a arquitetura orgânica, como a de Frank Lloyd Wright, ilustrações diversas do gênero solarpunk e concept arts do filme Zootopia, que apresenta uma metrópole orgânica no sentido literal da coisa, com visuais estonteantes em uma sincronia entre o visual urbano e a natureza.
Aliando uma boa quantidade de referências e uma ideia concreta do visual e tom do vídeo final, o storyboard se tornou uma ponte visual para o restante das etapas.
Na ilustração, usamos cores que remetem não só a identidade da empresa, mas a sustentabilidade e ecologia. Exploramos uma paleta com tons de verde, laranja e azul, criando um ambiente novo.
Também trabalhamos um plano sequência para mostrar o interior da empresa onde o Bio “trabalha”. Com personagens diversos e coloridos, mostrando a pluralidade e diversidade que os micróbios que dão origem a eles.
Adicionamos um efeito de onda em seu corpo para trazer essa estética mais amoeba. Além disso, ele é capaz de distorcer seu corpo e trazer novos elementos para cena, transformando sua mão em um garfo por exemplo.
O vídeo todo foi pensando em mostrar o dia a dia do Bionísio através de seu ponto de vista, por isso, há muitos momentos de close em seu rosto, que destacam suas expressões.
E se você gostou e quer conhecer mais dos nossos projetos, entre em contato pelo WhatsApp e faça um orçamento!
Diretora de Animação
Julia Itaborahy
Animação
Julia Itaborahy