Você provavelmente tem visto vídeos animados com mais frequência. Devido à facilidade de explorar a criatividade e explicar processos complicados, os vídeos animados são tendência no mundo do marketing atualmente. Para empresas que trabalham com tecnologia ou produtos que podem apresentar dificuldade ao serem entendidos pelo público, a animação é perfeita para transformar uma explicação complexa em algo simples. Segundo a Hubspot, dos 17 vídeos eleitos como os melhores vídeos explicativos de todos os tempos 12 são vídeos animados.
Porém, muito além de trabalhar juntas para divulgar produtos, a tecnologia e a animação são uma ótima combinação para qualquer campanha de marketing. Quando pensamos nessa união logo vem à cabeça o Metaverso, mundo virtual onde todas as marcas querem garantir seu espaço. Mas essa colaboração pode ir muito além.
Segundo CMI Reports (2017), 87% dos profissionais de marketing concordam que campanhas interativas são mais efetivas para atrair a atenção do público. Atualmente essa interação pode ser feita por meio de jogos, quizes ou até mesmo em mídias offline. A interação com o consumidor ganhou um grande avanço com a tecnologia e o uso de aparelhos celulares.
Um grande exemplo são os softwares de realidade aumentada, onde ao escanear um QR Code com o celular, o consumidor acessa uma nova realidade com a sua câmera, onde animações da marca existem e tomam conta do cenário real ao redor.
Campanha de páscoa Lacta com uso de realidade aumentada na embalagem de Bis
Outro exemplo são os personagens, cada vez mais o uso de mascotes para representar as marcas e falar diretamente com o público tem aumentado. Os mascotes animados trazem diversas vantagens para uma empresa, como incorporar a identidade, a linguagem e os valores da marca, transmitindo para o público. Além disso, a tecnologia trouxe para as empresas os chatbots, robôs para atendimento imediato dos clientes que facilitam o processo de comunicação. No exemplo a seguir, a Domum criou o personagem Henri com a Estação Lunar e atualmente o usa como o rosto do atendimento ao cliente. Assim, o público sente que está conversando com um personagem que já existe e não com algo sólido como um robô.
Tecnologia, animação e marketing podem combinar de infinitas formas, trazendo a melhor maneira possível para executar uma campanha ou transmitir uma mensagem para o seu público.