Biscoitos saindo do forno, neve caindo lá fora, pisca-piscas e presentes debaixo da árvore. Já podemos ouvir a voz de Mariah Carey cantando “All I want for Christmas is you”. Uma energia de família reunida e celebração.
Talvez você não tenha vivido exatamente essa experiência, mas possivelmente você já a viu em algum filme ou comercial de TV. E mesmo assim ela traz uma sensação de felicidade, conforto e nostalgia. Estamos falando do Natal.
Uma pesquisa feita pela Universidade de Delaware (EUA) comprova que vídeos aumentam significativamente o estado de excitação do público, ativando partes do cérebro que permitem que o espectador transforme a narrativa em suas próprias experiências ou utopias. Com o cérebro liberando dopamina, a concentração e memorização do conteúdo audiovisual tende a aumentar.
Além disso, segundo a Renderforest, 70% das empresas afirmam que os vídeos aumentam o reconhecimento da marca. Ou seja, vídeos são a receita perfeita para uma campanha, atraindo recordações e valorização – até melhor que a receita do pavê. E no Natal, nada melhor do que explorar esses sentimentos.
Para exemplificar, listamos abaixo algumas campanhas para você se inspirar:
Como o objetivo é trazer destaque para sua campanha, porque não fugir do óbvio e usar animações? Além de proporcionar os mesmos sentimentos que vídeos de captação, utilizar ilustrações pode ser extremamente fofo, irreverente, lúdico e impactante, com narrativas envolventes conforme a mensagem que você quer passar.
Agência: DZ Estúdio / WE2
Estúdio de animação: Estúdio Pé Grande
Cliente: Sicredi
O uso do Papai Noel é um clássico na hora de falar de Natal, e dentro de uma animação isso torna a campanha mais nostálgica, além de deixar o velhinho muito mais carismático e divertido. A campanha de 2016 do Sicredi teve como tema “Juntos pelo Natal”. Foi criado a partir da tecnologia double screen, onde o usuário consegue assistir simultaneamente em duas telas. Em uma delas, vemos o trabalho do Papai Noel, e na outra, o trabalho dos duendes nos bastidores da fábrica de presentes – o que mostra uma cooperação para que o Natal aconteça.
Agência: J. Walter Thompson
Estúdio de animação: LeCube
Cliente: Coca-Cola
Todo mundo sabe que Natal e Coca-Cola super combinam. A marca conseguiu se consolidar como uma das principais que lançam campanhas no final do ano, e todos já esperam o que de novo está por vir. Uma das partes da campanha de 2017 foi utilizar cartões de Natal. As animações, além de darem uma cara nova para os vídeos, deixam tudo mais personalizado, nostálgico e divertido.
Agência: CP+B Brasil
Estúdio de animação: Histeria!
Cliente: Bauducco
Quando pensamos em Bauducco, lembramos de tradição – ou daqueles variados tipos de Panettones. Sua campanha de 2018 reviveu tudo isso. A temática foi “Pedacinhos do Natal”, onde as famílias poderiam compartilhar suas tradições, o que torna essa época do ano mágica e emocionante. Uma das partes da campanha, foi transformar 10 das histórias recebidas em animação, mostrando a diversidade das famílias brasileiras e destacando também seu principal produto no período natalino, o Panettone.
Agência: Iris
Estúdio de animação: Passion Animation Studios
Cliente: Starbucks UK
O Starbucks é famoso por seus copos personalizados, e em sua campanha de Natal, não poderiam deixar isso de fora. Em 2020, o Starbucks do Reino Unido lançou uma animação que retrata como a sua marca está presente no dia-a-dia das pessoas e como o clima natalino deixa tudo mais leve e divertido. O vídeo intitulado “The Season Starts With Red Cups” – “A temporada começa com copos vermelhos”, em português – divulga a chegada dos seus copos personalizados de Natal e das bebidas sazonais dessa época, além de destacar sua parceria com o Uber Eats.
Agência: CP+B Brasil
Estúdio de animação: Vetor Zero
Cliente: Ambev / Produto: Stella Artois
A Stella Artois já utiliza animação em muitos dos seus vídeos, sempre com muita elegância e dinamismo, e claro que para uma campanha de Natal não seria diferente. Sua campanha de 2021 foi inspirada nos reencontros após a pandemia de Covid-19, trazendo a importância de passar essa data com familiares e amigos e o quanto essas relações podem se fortalecer mesmo depois de adversidades. Além de trazer uma música da Doris Day, que remete ao Natal e traz ainda mais essa elegância.
Além desses cinco exemplos citados anteriormente, não poderíamos deixar de fora um dos vídeos feitos para a Hyundai – um bônus para você se inspirar ainda mais.
Produção: Aniverse, em parceria com a Jelly
Cliente: Hyundai
Diferentemente dos anteriores, a Hyundai traz um vídeo animado em formato vertical, muito utilizado nas redes sociais, para sua campanha de Natal de 2022. Com a ideia de ser informativo sobre o recesso, consegue transmitir uma mensagem acolhedora para que o público desfrute dessa época festiva com seus amigos e familiares. Um vídeo curto, que funciona, tanto no externo, quanto no interno da empresa, fortalecendo seu endomarketing.
Viu só? São muitas as formas de se usar vídeos animados em sua campanha de Natal, e em todas você consegue transmitir a essência que essa época traz. Então, que tal se destacar e mostrar a cara da sua empresa nessa época natalina? Entre em contato conosco e se prepare para esse Natal.