Chega um momento da vida onde parece que toda a criatividade se esgota, não é mesmo?! O modo automático toma conta e tudo que a gente faz é repetir os mesmos processos anteriores. Dentro da nossa área da comunicação, estar “sem ideias” é quase um castigo, pois é nosso ganha-pão. Inclusive, este texto aqui mesmo foi escrito quando o redator estava sem ideias e viu um Tik Tok.
Mas o que fazer então, quando tudo o que se passa na nossa mente é um macaquinho batendo prato?
Não é vergonha nenhuma procurar referências de pessoas que você admira ou até mesmo dos concorrentes do seu negócio, muito pelo contrário. Algumas vezes, as respostas estão na nossa cara e não conseguimos enxergar.
O importante é saber filtrar tudo o que se consumiu e, como um quebra-cabeça, montar e construir a sua própria história. Um exemplo de sucesso é a nossa queridíssima ex-cantora e vendedora de produtos Avon, Rihanna! kkkk
Uma de suas grandes músicas, SOS, primeiro single de seu segundo álbum, o lendário ‘A Girl Like Me‘, esconde em sua letra títulos de composições de rock dos anos 80. Essa afirmação vem de Evan ‘Kidd’ Bogart, compositor da canção, no podcast Behind the Wall.
“Quando escrevi, eu não fazia ideia do que estava fazendo. O segundo verso inteiro é composto por títulos de músicas dos anos 80 porque eu achei que seria inteligente.” – Diz Kidd.
No trecho: “Take on me, you know inside you feel it right / Take me on, I could just die up in your arms tonight / I melt with you, you got me head over heels / Boy, you keep me hangin’ on, the way you make me feel“, a letra é formada pelos títulos das canções das bandas a-ha, Cutting Crew, Tears for Fears, Kim Wilde e Michael Jackson, respectivamente.
E agora você deve estar pensando: “Mas isso também é uma ideia”. De fato, mas percebeu como sair um pouco da caixinha e se inspirar no seu cotidiano pode te trazer resultados quando você menos está esperando?
“Ser original não é somente criar algo novo o tempo todo, é também observar o que está ao seu redor e produzir em cima disso.”
Essa frase não é de nenhum pensador importante.
Por aqui, temos centenas de referências que nos ajudam todos os dias a produzir nossos vídeos animados, sejam de outros produtores, filmes, livros, músicas e até mesmo a vista da nossa sala (foto da capa da matéria), que pode virar sim uma ideia mirabolante.
E chegou a hora das dicas:
Que ninguém pediu!
O livro Roube Como Um Artista, do Austin Kleon, traz algumas reflexões interessantes de como abusar da criatividade.
O documentário Everything is a Remix traz uma análise interessante sobre o uso de samples no mundo da música, onde partes de canções ou apenas as melodias são reutilizadas por outros artistas som os devidos créditos.
E você, o que faz quando está sem ideias? Temos algumas dicas incríveis aqui no nosso blog!