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Marketing na saúde: entenda a importância

Ilustração de uma mesa de reunião, com ícones que representam marketing na saúde.
Ilustração: Ellen Ayumi

Atualmente, estar presente no meio digital é fundamental para se obter maior reconhecimento e visibilidade. Contudo, para instituições de saúde, ir além do meio digital é sinônimo de se destacar na concorrência e aumentar seu desempenho.

“80% dos clientes afirmam que a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto seus produtos e serviços” - Salesforce

E é nessa experiência que o marketing entra.

Quando tratamos sobre marketing, principalmente na área da saúde, sua estratégia deve ser bem planejada e responsável. É por isso que muitos gestores ainda têm dúvida sobre o tema e acabam não investindo nessas estratégias. Você se encaixa nesse caso?

A importância do marketing na saúde

Em geral, marketing é um conjunto de atividades que envolvem serviços e produtos com a finalidade de gerar valor para o seu público. Quando esses serviços e produtos são da área da saúde, podemos falar sobre marketing na saúde. Ainda assim, possui semelhanças com o marketing em geral, como estratégias e objetivos em comum.

Com uma metodologia de atrair, segmentar e engajar os pacientes, o marketing na saúde irá focar não só em conquistar novos pacientes, mas também em manter um bom relacionamento com os que já foram atendidos.

Assim, as instituições de saúde aumentarão sua visibilidade, alcançando maior credibilidade e reputação, ganhando espaço no mercado e fidelizando pacientes.

Por que investir nesse tipo de marketing?

1. Permite um consultório exclusivo

Com estratégias focadas no paciente, seu consultório ou hospital terá um diferencial. A partir desse marketing, você entenderá quais são as demandas dos seus pacientes, permitindo que suas ações sejam personalizadas e diretas, gerando mais impacto. Desse modo, seu atendimento terá um ótimo custo-benefício.

2. Melhora a experiência do paciente

Focar na melhoria da experiência dos seus pacientes pode compreender diversos aspectos, desde um atendimento mais automatizado e rápido, até mesmo um tratamento e acompanhamento mais leve e empático.

Abordar sobre essa experiência melhorada é também falar sobre fidelização. “Diferentes lojas possuem o mesmo produto, mas você prefere comprar na loja X porque o atendimento é ótimo.” Você já passou por isso?

Experiências boas e ruins marcam o público. Você quer ser lembrado como?

Melhor experiência do paciente = maior satisfação = aumento do engajamento e interação = fidelização

3. Permite que você se destaque como autoridade na área

A autoridade de um profissional está diretamente ligada ao reconhecimento das suas habilidades pelo público. Através de um marketing de relacionamento, é possível que você crie conteúdos relevantes e se torne referência na sua área de atuação.

4. Atrai novos pacientes

Com algumas estratégias de atração, como produção de conteúdos e criação de anúncios online, você conseguirá uma maior valorização e visibilidade para os seus serviços. Portanto, seu consultório ganhará confiança e destaque no mercado, elevando o posicionamento da marca e conquistando novos pacientes.

Todos esses motivos são um ciclo. Um combo alcançável quando o marketing for colocado em prática na sua instituição de saúde. Porém, é preciso estar atento sobre quais práticas são permitidas dentro de cada profissão.

Limitações: o que você precisa ter atenção

Existem diversas normas sobre publicidade, previstas nos Códigos de Ética e elaboradas pelos Conselhos de cada profissão, que interferem diretamente nas ações do marketing. Uma das normas mais conhecidas é a do Conselho Federal de Medicina (CFM) que dispõe sobre publicidade e propaganda na área médica.

É fundamental que você entenda a resolução da sua profissão. Apesar de apresentarem pontos em comum, existem normas distintas, que se não cumpridas podem acarretar penalidades ou a perda do exercício da profissão.

Exemplificando, é vedado:

1. Divulgar métodos e garantir bons resultados sem comprovação científica

Profissionais de saúde precisam trabalhar com dados e resultados cientificamente comprovados. O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) estabelece essa questão na resolução COFEN n° 554/2017 em seu artigo 4°. É necessário que haja o esclarecimento e comprovação para a população, ainda de acordo com os direitos do consumidor.

2. Usar expressões como “o mais eficiente” ou “o melhor”

É comum escutarmos termos assim na área de vendas, garantindo um bom produto. Contudo, é proibido usar termos assim na saúde, como estabelecido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) na resolução CFF n° 658/2018, artigo 5°. Além de induzir o paciente ao erro, sugere que os outros produtos e serviços no mercado são ultrapassados e de baixa qualidade.

3. Divulgar imagens “antes x depois”

Compartilhar imagens com resultados estéticos, por exemplo, sugere que esse resultado seja alcançado por todos. O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) veda, no artigo 58 da resolução CFN n°599/2018, essa prática. O que ocorre é que os resultados alcançados por produtos ou procedimentos podem não ser iguais para todos, além de apresentar um risco à saúde.

Apesar da proibição do uso das imagens para fins não acadêmicos, o CFM publicou em 2023 uma resolução que traz novas diretrizes sobre o uso das imagens. A resolução CFM n°2.336/2023 permite o uso desde que respeite a privacidade, anonimato e que tenha a autorização do paciente.

Olhando para o futuro da publicidade na saúde, muitas resoluções ainda podem mudar, por isso é essencial saber se adaptar e acompanhar as tendências. Lembre-se de sempre consultar estas diretrizes e, em caso de dúvidas, consulte o Conselho Regional da sua profissão.

Como implementar o marketing na sua rotina

O primeiro passo para ter sucesso no seu marketing é conhecer o seu público. É importante você entender as necessidades e os desejos dos pacientes para, então, construir personas que te direcionarão para as pessoas certas.

Além disso, você deve saber quais são seus diferenciais, identificar pontos fortes e de melhoria do seu trabalho. Por fim, é importante você fazer uma análise de mercado e identificar oportunidades advindas da concorrência.

Existem diversas formas de ter efetividade nas estratégias do marketing. Pontos significativos para se ter atenção é no atendimento e divulgação, sendo muita das vezes o primeiro contato com o paciente.

Lembra que marketing também é sobre a experiência do paciente? Porque não colocar um atendimento automatizado, até mesmo uma marcação de consulta online?! E isso ainda pode ser atrelado com um lembrete da consulta, seja por ligação ou mensagem.

Voltado para o marketing de conteúdo, enviar e-mails marketing/ newsletter com assuntos relevantes é uma ótima forma de educar seus pacientes. Inclusive, promover campanhas sazonais sobre vacinação ou conscientização de alguma doença é uma forma de ganhar visibilidade.

Investir em redes sociais, site com conteúdos no blog, e-books e Google Ads (anúncios) são diferentes estratégias que podem te ajudar. Se está sem criatividade para pensar em quais recursos usar, vídeos animados na saúde também têm sido uma ótima escolha para integrar na comunicação.

Por mais que muitos ainda possuam uma visão do marketing apenas como publicidade, a verdade é que dentro da saúde a sua importância vai muito além disso.

Quando praticado de forma responsável, possui bastante relevância na atração, engajamento e fidelização dos pacientes, sendo importante tanto para os profissionais quanto para o público.

Já sabia dessa importância do marketing na saúde? Nossa equipe acredita em uma comunicação humanizada e criativa, e por isso desenvolvemos vídeos animados para aprimorar suas estratégias. Muitos dos nossos clientes da área da saúde já produziram materiais criativos para sua comunicação e você pode conferir no nosso portfólio.

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Leandro Muniz
Estação Lunar Studio