Preloader image
Voltar

O poder de personagens animados em conectar marcas e o seu público

Personagem Kosmo pulando pela tela.
Ilustração: Júlia Itaborahy

No universo da publicidade e da gestão de uma marca, se destacar em um mercado competitivo e ganhar atenção do público é um desafio. As empresas estão em uma busca constante por criatividade e inovação, e é nesse cenário que os mascotes surgem como aliados das marcas, permitindo diferenciar-se da concorrência.

Quando pensamos em algumas empresas, é difícil não lembrar dos mascotes que as representam. Esses personagens não são apenas figuras adoráveis, são embaixadores da marca. Criam uma impressão duradoura, gerando identificação e laços emocionais com o público.

Vamos fazer uma brincadeira. Te desafio a acertar essas três marcas apenas com a silhueta dos seus mascotes.

Before After
Before After
Before After

Não sei se você já conhecia todos esses, mas se já viu, com certeza você lembrou rápido de quais marcas eram. E é sobre essa impressão duradoura que os mascotes se destacam. Acabam fazendo parte da cultura, o Zé Gotinha do SUS é um bom exemplo disso.

Um dos aspectos mais importantes da utilização de personagens é a capacidade de humanizar a marca. Eles transformam empresas que antes poderiam ser abstratas em algo visível e amado pelo público. Talvez seja um assunto mais millennial, mas quem se lembra do Ronald McDonald’s?! Poderia até ser assustador para algumas crianças, mas personificava a diversão e alegria da marca de fast food.

Outro exemplo é o Jurandir. A Estação Lunar reestruturou o Jurandir, mascote da Lolja, transformando-o em um personagem animado 2D. Anteriormente, era necessário que uma pessoa colocasse uma máscara e entrasse no personagem. Ao trazê-lo para o universo ilustrado, as possibilidades de interação dele ficaram ilimitadas, permitindo estarem ainda mais presentes e próximos dos clientes.

Jurandir Lolja

Para conquistar a confiança do público, nada melhor do que utilizar personagens que geram um apego emocional. Você já deve ter visto o urso-polar da Coca-Cola em vários comerciais por aí. É apenas um urso, mas ele consegue trazer um sentimento de nostalgia, união e afeto, principalmente em festas de final de ano.

E sobre conexão emocional, é válido ter personagens que se assemelham à personalidade do seu público. O Grupo Care Anestesia pensou exatamente nisso quando decidiram criar, junto com o estúdio, a Maya. Inspirado em desenhos infantis, a personagem consegue se conectar com as crianças que vão passar por um procedimento médico. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Maya

E você sabia que a presença de figuras animadas em campanhas pode aumentar o lucro e a conexão emocional com o público em até 41%?! Esse foi um estudo realizado pela agência britânica Moving Picture Company (MPC) que comprova a importância de ter animações dentro da sua estratégia de comunicação.

Além disso, segundo a Renderforest, “os clientes que têm um vínculo emocional com uma marca são 50% mais valiosos do que os clientes altamente satisfeitos.” Entende a importância dessa conexão e identificação?!

Os mascotes possuem esse poder. Com cores e arquétipos específicos da marca, conseguem acrescentar na identificação visual e fixação da mensagem. E isso faz com que se encaixem perfeitamente na linguagem do seu público, com a personalidade e histórias que trazem vida à sua marca.

Se você tem o sonho de sair do aluguel e conseguir comprar seu próprio apartamento, com certeza irá se identificar com o Miguel, personagem que representa a 7LM. A Estação Lunar elaborou uma estratégia com muito storytelling na hora de criar esse personagem.

Miguel, 7LM

Agora que você entende melhor a importância de utilizar mascotes na sua estratégia de comunicação, vou te dar algumas vantagens de investir em personagens animados 2D – na verdade, trouxe o Kosmo para falar com vocês.

Kosmo, Estação Lunar

Inicialmente, possui um custo mais acessível desde a sua criação até a animação e por isso, você consegue investir bem mais na exposição do seu personagem. Em diferentes mídias, seu mascote pode atuar seja na divulgação ou no atendimento ao público. Por fim, o tempo de produção, como renderização e rigging é bem menor (spoiler: você vai entender melhor sobre esses processos no próximo conteúdo).

Em resumo, os mascotes são muito mais do que simples personagens. Com seu poder de humanização, diferenciação e impacto na estratégia, desempenham um papel fundamental na construção de marcas duradouras e admiradas pelo público.

Pronto para dar vida à sua marca com um personagem em 2D? Entre em contato com a gente hoje mesmo e dê o próximo passo na consolidação do sucesso da sua marca!

Leandro Muniz
Estação Lunar Studio