No roteiro, buscamos deixar as informações mais claras possíveis, ilustrando os processos de manuseio e transporte das estruturas oferecidas pela empresa. O estudo de como as estruturas funcionam foi fundamental para a construção do roteiro de forma didática. Também nos preocupamos em trabalhar com o máximo de letterings, além da legenda, para possibilitar o entendimento dos trabalhadores, mesmo em locais com bastante barulho.
No storyboard, a preocupação foi ilustrar de forma técnica e clara o processo que as empresas precisam seguir para a manutenção das estruturas. O uso de referências visuais foi essencial na construção específica das imagens, que também ajudou no processo de ilustração.
As decisões tomadas para a construção desse storyboard fugiram um pouco da “normalidade”, onde a criatividade deu espaço pro uso de detalhes técnicos pré-definidos de acordo com a realidade. A fidelidade com a peça original, independente do posicionamento de câmera, era essencial para passar a mensagem do vídeo.
Nas ilustrações, foi fundamental o uso de perspectiva isométrica para agilizar o processo e poder replicar os montantes sem que houvesse distorções ou estranhamentos visuais. Por se tratar de um vídeo técnico longo, o storyboard foi um aliado fortíssimo nesta etapa para que pudesse otimizar o tempo e ainda fosse possível lidar com os detalhes que cada etapa demandava.
Fomos fiéis às cores dos montantes, longarinas, ferramentas (entre outros), usando como referências fotos e desenhos técnicos enviados pela empresa. Os fundos ilustrados mantiveram estética neutra para focar na mensagem principal (o uso correto e seguro das longarinas), além de facilitar transições na etapa da animação.
Para a animação, deixar todas as instruções de forma clara foi fundamental. A ênfase em detalhes específicos, como nas formas corretas de se manusear os objetos, através da ampliação da tela e dos efeitos sonoros foi um recurso bastante utilizado para dar destaque nos pontos principais do vídeo.
Diretora de Animação
Julia Itaborahy
Animação
Samuel Ferreira