Dando início à produção do personagem, uma personalidade foi criada. Para isso realizou-se uma pesquisa sobre a missão e os valores da marca, que foram alinhados a como o personagem se comunica e o que ele quer passar para o público.
Assim como o nome da marca, o nome Henri também foi escolhido com significado de “Lar”. Na variação germânica, Heimrich tem “Heim” como “Lar, Casa” e Rich como “Senhor”.
Após isso, foi montado o arquétipo do personagem com base em 3 padrões:
Mago, que transforma a realidade de quem o acompanha. Transmitindo o que a marca passa para os clientes: uma experiência diferenciada de atendimento e produto.
Prestativo, que tem como missão ajudar ao próximo com compaixão e empatia. Como o personagem estará “trabalhando” atendendo o público, é preciso que seja simpático.
Sábio, que tem conhecimento como sua principal característica. Como Henri trabalha escolhendo e guiando os clientes para a melhor escolha, é preciso que ele entenda de tudo um pouco.
Todos esses arquétipos são amarrados pelo Amante, que dá o tom de simpatia e proximidade com o público.
Após a personalidade arquetípica estar definida, uma referência de personagem que condiz com Henri foi escolhido: Ryan Bingham, do filme Up In The Air (em português Amor Sem Escalas).
Ryan Bingham, Up In The Air (2009)
Uma história foi construída e suas preferências também, como comidas preferidas, o que gosta de fazer em sua vida pessoal e até uma playlist do que o personagem ouviria foi criada (que você pode conferir clicando aqui).
Na concepção do personagem as formas que ajudaram a criar o Henri traduzem de forma visual a personalidade que criamos para ele. Os quadrados reforçam a noção de estabilidade, equilíbrio e confiança. Enquanto os traços arredondados reforçam sua personalidade suave, divertida e simpática. Seu corpo forma um arco levemente para trás, contribuindo para uma postura expansiva e forte. A roupa mais social, porém solta, e o tênis branco mostram esse contraste entre o elegante e o amigável, e também é uma homenagem ao sócio da empresa que está sempre usando um tênis branco.
Já na locução, foi buscada uma voz que fizesse sentido com a personalidade que foi construída para o Henri: precisava ser confiante e carismático, sem soar metido. A voz lembra uma pessoa simpática e que todos gostariam de conversar.
Durante o vídeo Henri se apresenta e mostra um pouco de como é seu dia a dia, explicando o que ele faz na Domum. Durante o vídeo é possível perceber alguns detalhes que foram montados na sua personalidade, como suas preferências e gostos.
No Storyboard as cenas foram pensadas com planos bem abertos, para mostrar os cenários e todos os detalhes da história do Henri.
Um detalhe interessante foi a cena do carro, onde foi necessário pensar em diversos ângulos diferentes para não ficar entediante. Como em alguns takes a imagem ficaria por pouco tempo em tela, foi também necessário pensar em soluções para que a animação não ficasse muito complexa.
Pelo roteiro e storyboard, a ideia para este primeiro vídeo passava muito por mostrar um pouco da rotina do Henri indo até a Domum, de forma bem leve, descontraída e espontânea. Como a identidade da empresa tem um azul muito característico e o início trás cores mais quentes, usar a cena do carro como cenas de passagens desses tons mais quentes, para tons mais frios, teve como objetivo fazer a passagem de paleta de cores de forma mais sutil e natural. Dessa forma, cores de ambas paletas foram mescladas nos prédios enquanto Henri passa de carro até a última cena onde o azul da identidade visual aparece na calça do personagem e no chaveiro em plano detalhe. Já na próxima cena, nos deparamos com os tons frios sem um estranhamento visual de uma mudança repentina de paleta.
Outra atenção às cores foram os usos de verdes como tons de passagem e tons terrosos apenas em alguns elementos, focando nas gradações do azul da própria identidade visual, explorando também as texturas e noções de luz e sombra.
Diretora de Animação
Júlia Itaborahy
Animação
Júlia Itaborahy