A Páscoa foi ganhando diferentes significados ao longo da história, incluindo conceitos e festividades para cada povo. E em todas elas, a renovação, esperança e libertação são palavras-chave que representam esse período e traz como sentimentos universais a gratidão e o afeto, tendo como símbolos mais lembrados o coelho e o ovo.
Com isso, as marcas exploram sua criatividade e utilizam bastante esses elementos, procurando conquistar a atenção e o interesse dos consumidores para despertar o desejo de celebrar a data através de presentes. E isso transforma a Páscoa em uma das épocas mais competitivas e lucrativas para o mercado.
É uma ótima oportunidade para ganhar maior visibilidade e atrair novos clientes. Se está pensando em como se preparar, acompanhe a matéria e conheça mais sobre a festividade, como se destacar e aproveitar o que essa época tem a oferecer.
Antes, um spoiler: uma das tradições é a caça aos ovos, e se você nunca participou, essa é a sua chance.
Para deixar a sua leitura mais dinâmica, colocamos pegadas (🐾) ao longo dessa matéria que te levarão ao cobiçado ovo de Páscoa, com uma surpresa para a sua marca! Ah, e não pule as pegadas! É só clicar nelas que você encontrará algumas curiosidades e dicas de como se planejar.
A Páscoa é comemorada no mundo inteiro, mas não se engane que as tradições giram em torno apenas de ovos de chocolate e coelhos como estamos acostumados.
No Hemisfério Norte, é considerada a celebração da chegada da primavera. Apresentando também origem pagã, onde cultuam Ostara, deusa dessa estação. Aliás, pode parecer sem lógica ter o coelho e os ovos como símbolos principais, mas tudo começou com essa divindade. Os mesmos fazem alusão à fertilidade, renascimento que precede a primavera e as emoções que esse período traz.
No cristianismo, a Páscoa surge celebrando a ressurreição de Jesus, tendo como influência a Pessach, “Festa da Libertação” no calendário judaico, que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito.
Além desses símbolos, outros países possuem suas principais tradições para essa data. Na Austrália, por exemplo, o coelho é até considerado uma praga não controlada, causando problemas devido a superpopulação. Por isso, quem distribui os ovos é o Bilby, um marsupial parente dos cangurus. Já conhecia esse nosso amigo?
Indo agora para a Alemanha, o costume deles é bem específico. Assim, como no Natal, eles possuem árvores comemorativas, porém seus enfeites são ovos decorados à mão. A Osterbaum, árvore de Páscoa, apesar de ter origem pagã, ganhou outro significado no cristianismo representando a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Outra tradição pascalina, neste caso bem mais conhecida, é a Egg Hunt ou Caça aos Ovos. Entre os diferentes países que fazem essa brincadeira, os Estados Unidos se destaca por transformar a caça aos ovos do jardim de casa em um evento em praças públicas, onde adultos e crianças se divertem.
Apesar de todos os significados religiosos, a Páscoa é uma data sobre afeto e gratidão, então tenha isso em mente. Você pode até criar sua própria tradição. A Fantástica Fábrica de Chocolate E que tal assistir uns filmes no domingo de Páscoa?! “” e “Hop – Rebelde sem Páscoa” são boas alternativas para deixar a sua Páscoa ainda mais divertida.
Agora que já viu sobre diversas tradições e significados que essa data pode ter, é hora de tirar inspirações e olhar para a sua campanha de Páscoa.
O coelho e os ovos, como visto anteriormente, são as principais marcas utilizadas. Por isso, independentemente do setor, é comum as empresas implementarem em suas campanhas.
Mas a questão é: como ser inovador utilizando esses símbolos?! E a resposta pode ser: use vídeos animados! O Bahamas utilizou dessa estratégia na sua campanha de Páscoa em 2023. Com vídeos produzidos aqui na Estação Lunar, eles conseguiram mostrar a magia dessa época e divulgar suas ofertas.
“Ah, mas é fácil montar campanhas quando o segmento da empresa é de chocolates.” Esse pode até ser um pensamento comum, mas lembre-se que a Páscoa não gira em torno apenas de ovos de chocolate. Existem diversos significados e diversas formas de se destacar e conquistar mais clientes.
Se você for do segmento de turismo, por que não oferecer descontos para aproveitar o feriado? Descontos no seu site, sorteio de uma cesta de chocolates. São tantas formas que a Páscoa pode agregar na sua estratégia, é só se preparar com antecedência e deixar que a criatividade te guie.
Um bom exemplo disso é a campanha criada em 2019 pela Marcca para a FCDL/SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina). Teve como conceito “Chocolate ou Presente?”, e retratou que independente dos gostos, o importante é estar presente.
Por fim, por que não adotar a caça aos ovos?! A SEMrush aproveitou essa temática e se inspirou na hora de criar sua estratégia. Na Páscoa de 2017, eles esconderam 15 ovos na sua plataforma, e quando os usuários encontrassem todos os ovos, eles ganhavam uma recompensa. Essa foi uma ótima maneira de engajar e promover suas ferramentas.
Viu só?! É possível ser inovador e se destacar na sua campanha de Páscoa. E se você deseja deixar sua campanha mais divertida e criativa com vídeos animados, a Estação Lunar pode te ajudar com isso. Entre em contato com a gente e aproveite o que essa data tem a oferecer!
Quem diria?! Você chegou ao final da nossa caça aos ovos! Espero que tenha encontrado cada pegada ao longo da matéria, mas se perdeu algo importante durante o caminho, não se preocupe.
Agora, abra o ovo e aproveite essa Páscoa!