Preloader image
Voltar

Explorando símbolos: como as marcas se destacam na Páscoa

Jardim com um caminho com pegadas e ovos de páscoa espalhados. E um coelho de costas procurando o seu ovo.
Ilustração: Ellen Ayumi

A Páscoa foi ganhando diferentes significados ao longo da história, incluindo conceitos e festividades para cada povo. E em todas elas, a renovação, esperança e libertação são palavras-chave que representam esse período e traz como sentimentos universais a gratidão e o afeto, tendo como símbolos mais lembrados o coelho e o ovo.

Com isso, as marcas exploram sua criatividade e utilizam bastante esses elementos, procurando conquistar a atenção e o interesse dos consumidores para despertar o desejo de celebrar a data através de presentes. E isso transforma a Páscoa em uma das épocas mais competitivas e lucrativas para o mercado.

É uma ótima oportunidade para ganhar maior visibilidade e atrair novos clientes. Se está pensando em como se preparar, acompanhe a matéria e conheça mais sobre a festividade, como se destacar e aproveitar o que essa época tem a oferecer.

Antes, um spoiler: uma das tradições é a caça aos ovos, e se você nunca participou, essa é a sua chance.

Para deixar a sua leitura mais dinâmica, colocamos pegadas (🐾) ao longo dessa matéria que te levarão ao cobiçado ovo de Páscoa, com uma surpresa para a sua marca! Ah, e não pule as pegadas! É só clicar nelas que você encontrará algumas curiosidades e dicas de como se planejar.

Um tour pelo mundo

A Páscoa é comemorada no mundo inteiro, mas não se engane que as tradições giram em torno apenas de ovos de chocolate e coelhos como estamos acostumados.

No Hemisfério Norte, é considerada a celebração da chegada da primavera. Apresentando também origem pagã, onde cultuam Ostara, deusa dessa estação. Aliás, pode parecer sem lógica ter o coelho e os ovos como símbolos principais, mas tudo começou com essa divindade. Os mesmos fazem alusão à fertilidade, renascimento que precede a primavera e as emoções que esse período traz. 🐾

No cristianismo, a Páscoa surge celebrando a ressurreição de Jesus, tendo como influência a Pessach, “Festa da Libertação” no calendário judaico, que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. 

Além desses símbolos, outros países possuem suas principais tradições para essa data. Na Austrália, por exemplo, o coelho é até considerado uma praga não controlada, causando problemas devido a superpopulação. Por isso, quem distribui os ovos é o Bilby, um marsupial parente dos cangurus. 🐾 Já conhecia esse nosso amigo?

Bilby, símbolo da Páscoa na Austrália.

Indo agora para a Alemanha, o costume deles é bem específico. Assim, como no Natal, eles possuem árvores comemorativas, porém seus enfeites são ovos decorados à mão. A Osterbaum, árvore de Páscoa, apesar de ter origem pagã, ganhou outro significado no cristianismo representando a morte e ressurreição de Jesus Cristo. 🐾

Osterbaum, árvore de Páscoa

Outra tradição pascalina, neste caso bem mais conhecida, é a Egg Hunt ou Caça aos Ovos. Entre os diferentes países que fazem essa brincadeira, os Estados Unidos se destaca por transformar a caça aos ovos do jardim de casa em um evento em praças públicas, onde adultos e crianças se divertem.

Apesar de todos os significados religiosos, a Páscoa é uma data sobre afeto e gratidão, então tenha isso em mente. Você pode até criar sua própria tradição. 🐾 E que tal assistir uns filmes no domingo de Páscoa?! “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e “Hop – Rebelde sem Páscoa” são boas alternativas para deixar a sua Páscoa ainda mais divertida.

A Fantástica Fábrica de Chocolate

Hop - Rebelde sem Páscoa

Hora de criar a sua campanha para Páscoa

Agora que já viu sobre diversas tradições e significados que essa data pode ter, é hora de tirar inspirações e olhar para a sua campanha de Páscoa. 🐾

O coelho e os ovos, como visto anteriormente, são as principais marcas utilizadas. Por isso, independentemente do setor, é comum as empresas implementarem em suas campanhas.

Mas a questão é: como ser inovador utilizando esses símbolos?! 🐾 E a resposta pode ser: use vídeos animados! O Bahamas utilizou dessa estratégia na sua campanha de Páscoa em 2023. Com vídeos produzidos aqui na Estação Lunar, eles conseguiram mostrar a magia dessa época e divulgar suas ofertas.

Grupo Bahamas | Páscoa 2023

“Ah, mas é fácil montar campanhas quando o segmento da empresa é de chocolates.” Esse pode até ser um pensamento comum, mas lembre-se que a Páscoa não gira em torno apenas de ovos de chocolate. Existem diversos significados e diversas formas de se destacar e conquistar mais clientes.

Se você for do segmento de turismo, por que não oferecer descontos para aproveitar o feriado? Descontos no seu site, sorteio de uma cesta de chocolates. 🐾 São tantas formas que a Páscoa pode agregar na sua estratégia, é só se preparar com antecedência e deixar que a criatividade te guie.

Um bom exemplo disso é a campanha criada em 2019 pela Marcca para a FCDL/SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina). Teve como conceito “Chocolate ou Presente?”, e retratou que independente dos gostos, o importante é estar presente.

Campanha

Por fim, por que não adotar a caça aos ovos?! A SEMrush aproveitou essa temática e se inspirou na hora de criar sua estratégia. Na Páscoa de 2017, eles esconderam 15 ovos na sua plataforma, e quando os usuários encontrassem todos os ovos, eles ganhavam uma recompensa. 🐾 Essa foi uma ótima maneira de engajar e promover suas ferramentas.

Easter Egg Hunt SEMrush

Viu só?! É possível ser inovador e se destacar na sua campanha de Páscoa. E se você deseja deixar sua campanha mais divertida e criativa com vídeos animados, a Estação Lunar pode te ajudar com isso. Entre em contato com a gente e aproveite o que essa data tem a oferecer!

Quem diria?! Você chegou ao final da nossa caça aos ovos! Espero que tenha encontrado cada pegada ao longo da matéria, mas se perdeu algo importante durante o caminho, não se preocupe.

Agora, abra o ovo e aproveite essa Páscoa!

Coelho abraçando um ovo de páscoa.
Leandro Muniz
Estação Lunar Studio