Preloader image
Voltar

O plano certo para contar uma história

Você já parou para pensar como uma história é construída visualmente? Por exemplo, ao elaborar um filme cada imagem é pensada para transmitir a ideia e o sentimento da melhor forma para o público.

Toda história sequencial começa com uma ideia e a primeira forma de botar no papel é normalmente com a escrita, e assim nasce o roteiro. O roteiro vai organizar as ideias de forma coerente e deixar clara a mensagem que quer passar em cada cena. Mas é no storyboard que buscamos a melhor solução visual, que vai melhor comunicar o sentimento e os acontecimentos daquela cena.

A cena é um segmento distinguível de uma história contada. É um conjunto de planos que acontece em um local e contempla uma ação. Mas o que são planos?

Na animação o plano pode ser entendido como a disposição na profundidade de uma cena, por exemplo: algo que está próximo está em primeiro plano, e algo que está muito longe está no plano de fundo. Também pode ser entendido como “quadro” ou “enquadramento” de uma cena, descrevendo visualmente o ângulo da câmera e a disposição dos elementos. Aqui vamos falar do plano como enquadramento e explorar como a composição conta visualmente uma história.

Ao planejar um plano é preciso apresentar soluções para algumas questões. A primeira delas é: o que aquela cena vai contar? Qual é a história? Depois, e igualmente importante, qual o sentimento que aquela cena vai passar? Ao responder essas questões é possível pensar no cenário, personagem e atuação: o que ele está fazendo e qual sua relação com seu entorno?

Para entender melhor, vamos analisar algumas cenas do filme Wall-e e tentar entender como eles responderam a essas questões.

Agora que já deu para entender melhor como contar uma história visualmente. Se ainda ficou alguma dúvida, dá uma olhada na lista de planos que são usados com frequência em filmes e também aqui na Estação Lunar.

GRANDE PLANO GERAL

Plano com o maior ângulo de corte. O que importa aqui é a localização, a paisagem.

PLANO GERAL

É um plano mais aberto e apresenta o personagem por completo. Nesse plano o que importa é a relação do personagem com o ambiente (e o personagem por inteiro).

PLANO AMERICANO

Enquadra menos que o plano médio (mais ou menos abaixo do joelho). Bom para realçar expressividade corporal.

PLANO MÉDIO

Cria mais intimidade com o personagem, capturando seu movimento. Parte do cenário ainda pode ser importante (corta na cintura do personagem).

PRIMEIRO PLANO

Plano com maior intimidade com o personagem. Conseguimos ver sua expressão e reação em foco. O ambiente não importa.

PLANO DETALHE

Mostra de forma detalhada um personagem ou objeto.

Paula Botelho
Estação Lunar Studio