Participar de eventos oferece uma ótima oportunidade de fortalecer a imagem da sua marca, gerar leads, conexões valiosas e obter insights importantes do mercado. Mas como garantir que sua presença seja realmente impactante? Vamos explorar estratégias eficazes para o pré, durante e pós evento.
“Por onde começo?” Possivelmente essa é a principal pergunta que passa pela sua mente.
O sucesso começa muito antes do dia oficial do evento. É essencial que você defina objetivos claros do que alcançar, como aumentar a visibilidade da marca, fortalecer relacionamentos com clientes existentes ou gerar leads qualificados. Ter isso em mente é o primeiro passo que irá te guiar nas próximas etapas.
Com isso, é o momento de decidir qual evento participar. Certifica-se que ele se alinha com o seu público-alvo. Imagine uma empresa de cosméticos expondo em um evento de culinária. As pessoas estão lá procurando sobre alimentação, sem interesse em produtos de beleza. Esse desalinhamento com as expectativas do público resultaria em uma baixa participação e pouca geração de leads.
O terceiro passo é planejar o orçamento. Esteja ciente de que todos os recursos necessários estejam cobertos, como taxas de inscrição, equipamentos, material promocional, logística, entre outros. Ah, e se você pensa em ter um stand, é possível atrair e envolver os participantes mesmo com um orçamento limitado (vou te dar algumas dicas no próximo tópico).
Outro ponto essencial é a produção de conteúdos e promoção antecipada. Crie materiais promocionais como brindes, cartões de visita ou folhetos que sejam atraentes e informativos.
Utilize, também, as redes sociais para gerar expectativa e informar que sua marca estará presente no evento. Enviar e-mails marketing ou convites para seus clientes é uma excelente maneira de atrair mais público, principalmente se tiver cupons de desconto.
Além disso, é importante que você planeje como será o dia do evento e que você treine o seu time para que estejam prontos para interagir e fazer apresentações de forma eficaz.
Pronto! Equipe treinada e gestão do dia estruturada, vamos para o evento!
Com todas as estratégias planejadas anteriormente, agora é o momento de colocá-las em prática e garantir que sua presença seja memorável. Mas se você ainda não sabe o que fazer, as informações a seguir são fundamentais para ajudar a planejar as ações que serão executadas durante o evento.
Mesmo sem um stand, existem diversas maneiras de destacar sua empresa. Começando com um networking proativo – abordar palestrantes e outros profissionais pode fazer toda a diferença. Troque experiências e contatos, converse sobre oportunidades de colaboração e aproveite qualquer oportunidade para promover sua marca.
Se você for apenas um congressista, vestir roupas ou acessórios personalizados com a logo da sua empresa já é uma maneira sutil, mas eficaz, de manter sua marca visível. Além disso, participar de palestras e workshops, interagindo e fazendo perguntas pode aumentar sua credibilidade e visibilidade.
Porém, se você tiver um stand, aproveite ao máximo esse espaço para engajar os visitantes. Crie atividades interativas, como jogos, roda de conversa e demonstrações ao vivo para atrair e reter a atenção do público.
Use vídeos de apresentação da sua empresa e gaste sua criatividade na decoração do stand. Uma opção é usar ilustrações e itens para construção coletiva, como post-it.
Outras opções são: patrocinar atividades específicas, como palestras ou um coffee break, colaborar com outros expositores e até mesmo participar de mesas redondas, como palestrante ou moderador.
E não se esqueça das redes sociais! É crucial que você esteja presente também no online. Compartilhar insights em tempo real, convidar as pessoas para visitarem o seu stand e utilizar hashtags oficiais do evento são ótimas maneiras de aumentar sua visibilidade.
Não ache que o trabalho termina assim que o evento acaba. Além de ser o momento de TBT, é importante que você crie uma rotina no pós evento.
Um follow-up rápido e eficiente pode transformar os contatos advindos do evento em oportunidades reais. Se você utilizou landing pages para captar leads, envie e-mails de agradecimento ou newsletters personalizadas com o intuito de nutrir ainda mais esse público. Que tal oferecer descontos em seus produtos?!
Continue investindo nas redes sociais. Blogs com insights, publicações recapitulando o evento e vídeos com os melhores momentos podem atrair e reter a atenção do público. É importante que você mantenha uma relação ativa com os contatos para potencializar futuras interações.
Por último, analise os resultados do evento para avaliar o alcance das metas estabelecidas. Utilize feedbacks recebidos e os dados coletados para identificar pontos fortes e áreas de melhoria – é válido a aplicação de metodologias como a
e a . Após essa análise, trace novas estratégias para contornar possíveis erros e planejar futuras participações em eventos.Planejar para um evento é menos complicado do que parece. Perceba que nem é necessário muito investimento. Com as estratégias certas, os benefícios são imensos.
Se precisar de ajuda no dia do evento, a Estação Lunar pode te ajudar com vídeos e ilustrações que representam a sua marca.
E nada melhor do que um evento para nos motivar e aumentar o networking. Por isso, a Estação Lunar estará mais uma vez presente no JF Summit, o maior Business Festival da região, que acontecerá nos dias 19 e 20 de junho, no Terrazzo, em Juiz de Fora.
Aproveite o nosso cupom de desconto: JFSUMMITLUNAR15. Nos vemos lá! 😉